sexta-feira, 29 de julho de 2011

Você acha que a Imprensa cumpre bem o seu papel na sociedade?


A imprensa tem um papel muito importante na sociedade, alem de informar também fiscalizar, mas será que a imprensa ta cumprindo seu papel corretamente ou tomando partido?
O repórter Miqueias Nunes foi às ruas de Irecê e muitos disseram que a mídia está cumprido seu o papel informando com precisão.
“A imprensa é muito importante, mas quando começa a mexer com o poder, o poder faz calar isso é o que prejudica o povo.” Afirma o engenheiro Marcos.

“A imprensa verdadeira é fundamental, porque a sociedade precisa de informações, sem informação na há historia e o que seria de nos seres humanos sem historia?” opinou Jorge Demitri cantor e compositor.

A maioria das pessoas acha que a imprensa tem que tomar partido do povo e defender e que esse é o papel da mesma, como por exemplo, quando o repórter olho vivo mostrou a situação dos taxistas do mercadão e do terminal rodoviário, a taxa de esgoto muito alta e o que Irecê precisa para uma melhor qualidade de vida do povo.

Tem que haver informações sem mascaras e subterfúgios como as que são mostradas na Radio Irecê Lider Fm e as que são postadas nesse blog, para que assim a mídia cumpra o seu dever que é mostrar o problema  e DOA EM QUEM DOER, para que o governo resolva da forma mais sensata.

TRE-BA mantém condenação de Beto Lélis e o torna novamente inelegível pelos próximos três anos

Condenado por compra de votos no município de Ibipeba em 2009, Adalberto Lélis Filho impetrou na Justiça Eleitoral uma revisão criminal, que foi negada pelo Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA).

A decisão cassa a liminar obtida pelo político, que o possibilitou concorrer a deputado estadual nas eleições do ano passado, tendo sido derrotado, e o torna novamente inelegível pelos próximos três anos. Fica, ainda, mantida a sentença anterior do TSE, que também o condenou à realização de serviços gratuitos à comunidade, pagamento de prestação pecuniária e de multa.

Entenda o caso - Beto Lélis, como é conhecido, foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por compra de votos no município de Ibipeba, quando concorria a prefeito nas eleições de 2004. Dois anos depois, ele foi condenado pelo TRE por corrupção eleitoral. O político recorreu ao TRE, onde teve os recursos negados, e ao TSE, obtendo nova condenação.

Embora a sentença já tivesse transitado em julgado, Beto Lélis entrou com um pedido de revisão criminal para que ela fosse re-examinada, argumentando que não ficou explícita a motivação de angariar votos junto ao eleitorado de Iboipeba, o que é indispensável para a configuração do crime. A revisão criminal é ajuizada quando já não cabe nenhum outro recurso contra a decisão considerada injusta em casos previstos na lei.

Ao analisar o caso, o juiz relator, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, considerou que houve a comprovação de que a motivação específica da ação foi de angariar votos, e votou pela improcedência da revisão criminal impetrada por Beto Lélis.

Beto Lélis chegou a opor embargos de declaração, mas eles foram unanimemente rejeitados no último dia 12. (Fonte: A TARDE)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dois envolvidos no atentado a policiais do Rosário foram mortos

Os corpos dos bandidos mortos.

...que ainda tem dúvida com relação a morte de Hivandel Rocha.
Os dois teriam feito parte da quadrilha que assassinou os policiais militares na Vila Rosário, no último dia 18.
Hivandel seria outro dos mortos. Mais gordo, barbudo e cabeludo do que nos tempos em que estava preso, não foi reconhecido pelos policiais. Só a Polícia Técnica poderá fazer sua identificação.
Após mais um assalto à mão armada, acontecido na tarde de hoje, à loja “Casa do Marceneiro”, localizada no Jardim Imperial, os policiais da CIPE-Cerrado, Polícia Militar e Polícia Judiciária conseguiram cercar dois dos integrantes do bando que assassinou dois PMs no posto fiscal da Vila do Rosário. Após intenso tiroteio, que acabou na rua Paraná, Mimoso I, já próximo à FAAFH, dois dos marginais foram conduzidos, baleados, ao Pronto Socorro Gileno de Sá. Os dois acabaram falecendo dada a gravidade dos ferimentos e foram encaminhados para a Polícia Técnica de Barreiras, para identificação.
Entretanto, um deles foi reconhecido, depois de morto: é Ramires dos Reis Silva, vulgo “Rato”, fugitivo da Delegacia de Polícia de Barreiras e o outro seria Hivandel Rocha Souza dos Santos, os dois participantes da quadrilha de Chocolate, João Porto de Souza, e de Erivaldo Jesus de Almeida, este o protagonista do ataque à Vila do Rosário. Segundo fontes bem informadas, Erivaldo Jesus de Almeida teria jurado vingança a um dos policiais mortos no Rosário, por este ter sido indiciado pela morte de uma irmã.

VAZAM IMAGENS DE AUTÓPSIA DE KELLY CYCLONE


Vídeo postado no You Tube mostra Kelly Cyclone na sala de perícia do Nina
O mistério sobre a motivação e autoria do assassinato de Kelly Sales Silva, a Kelly Cyclone, de 22 anos, ocorrido há exatos dez dias, continua. Entretanto, a imagem do corpo da ex-“rainha do pó”, que ao fim de uma breve e “loka” vida virou uma espécie de “heroína”, já não é mais reserva na internet, espaço onde ela potencializou seu status de “patroa” e musa. Qualquer um que deseje, por admiração ou curiosidade, rever as tatuagens da jovem, instantes antes de desaparecer em uma urna funerária, pode conseguir com apenas alguns cliques. Nesta quarta-feira (27), o Bahia Notícias teve acesso a imagens de Kelly no necrotério, antes e depois da autópsia feita para apontar a causa da sua morte, ocorrida na madrugada do dia 18. As primeiras capturas estão em um vídeo postado nesta terça (26) no You Tube, através da conta "SalvadorTv0", no qual a jovem aparece ainda suja, vestida com a roupa que foi encontrada sem vida – um shortinho jeans e uma camiseta baby look da seleção argentina. Gravado dentro do Departamento de Polícia Técnica (DPT), nos Barris, o filme (ver aqui imagens fortes) não exibe o rosto do cinegrafista amador, nem das outras pessoas presentes no local. Apesar disso, a postagem traz a assinatura virtual “@Fernand0Reiis”. No Twitter, um perfil homônimo é atribuído a Fernando Reis, recifense que mora em Salvador e diz ser jogador de futebol. Ele não respondeu às solicitações da reportagem no microblog para comentar o assunto. Além de mostrar, em close, os olhos abertos e as tatuagens extravagantes de Kelly Doçura, deitada em uma gaveta metálica, a gravação também apresenta outros corpos no local. O autor do vídeo chega a se dirigir a um dos cadáveres, espalhados pela sala de perícia. “Tchau, gordinha. A gordinha também já foi”, diz a voz masculina, em tom de zombaria. O BN também teve acesso a fotos da ex-“patroa” após a necropsia. Nestes registros, feito por um celular com câmera de baixa resolução, enviados por e-mail, Kelly aparece totalmente nua, costurada da pélvis ao peito, deitada na mesma estrutura metálica. Clique aqui para ver.
(João Gabriel Galdea)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CIPE/Semiárido apreendeu cerca de duas toneladas e meia de maconha na região de Irecê




 A CIPE/Semiárido, em mais uma ação na região de Irecê, apreendeu cerca de duas toneladas e meia de maconha, e erradicou 1.620 pés da droga, na localidade conhecida como São Caetano, município de Itaguaçu da Bahia. A operação foi motivada por denúncia anônima. Na roça ainda foram encontrados e apreendidos: 02 (dois) motores das marcas “Agrale” e “Masuiana”, que bombeava a água do poço artesiano para irrigação; 04 (quatro) reservatórios de água; 100m (cem metros) de encanação; 12 (doze) sacos de adubo; 03Kg (três quilos) de sementes; defensivo agrícola; 02 (duas) bombas de pulverização; 04 (quatros) acampamentos; grande quantidade de mantimentos; 02 (duas) balanças; o veículo GM A 20; as criações de 15 (quinze) bodes, 25 (vinte e cinco) galinhas, 03 cachorros; bem como as plantações de capim, cana de açúcar, sorgo, abóbora e melancia, que serviam como cobertura para o plantio de maconha. Parabéns ao Ten PM Souza Gomes, comandante da ação, e aos demais integrantes da CIPE/Semiárido pelo combate efetivo ao tráfico de drogas em toda a região.

Morro Notícias

Polícia da região de Irecê faz campanha contra cultivo de maconha

Uma operação policial iniciada na manhã de terça-feira (19) resultou na apreensão de mais de 200 mil pés de maconha na região de Irecê, no norte da Bahia.
Segundo a delegada e coordenadora regional da Polícia Civil de Irecê, Clécia Vasconcelos, o foco das ações da polícia civil neste mês de julho foi o combate ao cultivo da maconha na região. “Intensificamos as ações para coibir além do tráfico, a produção da droga. Somente este mês já apreendemos em parceria com a Polícia Militar cerca de 600 quilos de maconha, com a prisão de seis suspeitos. Com esta última ação chegamos a quase quatro toneladas de maconha apreendida no total”, conta a delegada.
Vasconcelos relata que a partir das prisões feitas e de denúncias da população foi possível localizar na terça-feira a propriedade no distrito de Algodão, a 40 Km de Irecê. Ainda de acordo com as informações da delegada, a estrutura do local chamava a atenção pela estrutura de segurança e sistema de irrigação. “Trata-se de uma propriedade no meio da Caatinga com cercado novo e estrutura de irrigação. Logo na entrada da fazenda havia plantações de hortaliças, como coentro, cebolinha e couve para disfarçar. Como nós tínhamos a denúncia da plantação da droga, adentramos o terreno, seguindo a tubulação de irrigação”, relata Vasconcelos.
O terreno possuía três roças. Até o início da tarde desta quarta-feira (20), a roça menor já havia sido totalmente incinerada. A expectativa é de que até o fim do dia toda a plantação seja incinerada.
Ninguém foi preso na ação, mas a polícia suspeita que cerca de 30 pessoas estivessem envolvidas no cultivo. “A logística do local indicava que havia uma quantidade grande de pessoas. Havia alojamentos, com muitos mantimentos. Certamente um ‘olheiro’ avisou o grupo de que estávamos lá. Chegamos a ver alguns homens correndo”, explica Vasconcelos. Do G1.

Bancos cobram juros absurdos

Cada vez mais agencias bancárias cobram juros absurdos, a taxa media que de juros para todas as operações tanto de pessoa física como jurídica aumentou de 34,8% ao ano em novembro para 35% ao ano em dezembro, sem contar as taxas e tarifas mensais, bimestrais, trimestrais, além de valores pagos por cada serviço (extrato, cheques etc.). Bastou o repórter Miqueias Nunes conversa com alguns clientes de agencias bancárias para ouvir o desabafo da população concernente ás taxas de juros exorbitantes cobradas pelos bancos de todo o Brasil.

ABAIXO O TRECHO DA CARTA DE UM CLIENTE INSATISFEITO EM RELAÇÃO AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS :
“Antigamente, os empréstimos bancários eram popularmente conhecidos como papagaios'. Para liberar o 'papagaio', alguns gerentes inescrupulosos cobravam um 'por fora', que era devidamente embolsado. Fiquei com a impressão que o Banco resolveu se antecipar aos gerentes inescrupulosos. Agora ao invés de um 'por fora' temos um 'por dentro'.

Tirei um extrato de minha conta - um único extrato no mês - os senhores me cobraram uma taxa de R$ 5,00.
  Olhando o extrato, descobri uma outra taxa de R$ 7,90 'para a manutenção da conta' semelhante àquela 'taxa pela existência da padaria na esquina da rua'.
  A surpresa não acabou:

  Descobri outra taxa de R$ 22,00 a cada trimestre - uma taxa para manter um limite especial que não me dá nenhum direito. Se eu utilizar o limite especial vou pagar os juros (preços) mais altos do mundo. Mas, os senhores são insaciáveis. A gentil funcionária que me atendeu, me entregou um caderninho onde sou informado que me cobrarão taxas por toda e qualquer movimentação que eu fizer.
  Cordialmente, retribuindo tanta gentileza, gostaria de alertar que os senhores esqueceram de me cobrar o ar que respirei enquanto estive nas instalações de seu Banco.
  Por favor, me esclareçam uma dúvida: até agora não sei se comprei um financiamento ou se vendi a alma?

  Depois que eu pagar as taxas correspondentes, talvez os senhores me respondam informando, muito cordial e profissionalmente, que um serviço bancário é muito diferente de uma padaria.

Que sua responsabilidade é muito grande, que existem inúmeras exigências governamentais, que os riscos do negócio são muito elevados etc e tal. E, ademais, tudo o que estão cobrando está devidamente coberto por lei, regulamentado e autorizado pelo Banco Central. Sei disso. Como sei, também, que existem seguros e garantias legais que protegem seu negócio de todo e qualquer risco. Presumo que os riscos de uma padaria, que não conta com o poder de influência dos senhores, talvez sejam muito mais elevados. Sei que são legais. Mas, também sei que são imorais. Por mais que estejam garantidas em lei, tais taxas são uma imoralidade.”

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A poluição sonora pode causar sérios problemas de saúde

   O aumento da poluição cada vez mais vem causando males á população mundial como doenças graves.
 A poluição é proibida por lei, mas a maioria das pessoas fazem pouco caso dessas leis.

  O repórter olho vivo Miqueias Nunes foi às ruas de Irecê para saber da população qual poluição que mais incomoda na cidade, se é a sonora, visual, do ar ou do solo. A poluição sonora foi a mais citada entre os pesquisados nas ruas de Irecê. Infelizmente falta conscientização desses playboys vagabundos que colocam sons potêntes em seus carros e saem por ai desfilando em volume maximo, isso quando não estão em frente á bares tirando o sossego de moradores pacatos de nossa cidade e o pior até de pessoas idosas, crianças e doentes. A poluição sonora pode causar sérios problemas de saúde, a exposição freqüente á sons de alta intensidade pode provocar lesões auditivas podendo levar a surdez, além de provocar stress, dificuldade de concentração e dificuldade para dormir, estes problemas são reversíveis só precisa haver conscientização da população.

  Em entrevista ao Jornal Popular da Rádio Irecê Lider Fm, o secretario de meio ambiente João Gonçalves afirma que há vários órgãos inteirados contribuindo em uma grande campanha ao combate da poluição sonora com entrega de cartilhas nos bairros, apreensão, abertura de procedimentos administrativos, tendo como objetivo coibir a poluição sonora que causa tantos danos á população.

  “A que mais me incomoda é a sonora, a pessoa não pode conversar, telefonar, bater um papinho em um bar. Sem contar que a qualidade de som com musicas que so tem apologia, eu nem entro em lugares que tem esse tipo de comportamento.” Opina o Sr. Adilson Sampaio.

  “Com certeza a sonora porque eu trabalho na loja da vivo e os carros de som passam por lá em alto volume, sem contar os playboys que passam nos carros que atrapalha conversar e ate trabalhar.” Desabafa o Sr. Ney. 

sábado, 16 de julho de 2011

Trabalhadores humilhados em cafezal mineiro voltaram para suas cidades

Trabalhadores rurais da região de Irecê, a maioria da cidade de São Gabriel, devem chegar às suas cidades de origem nesta quinta-feira (14). Eles viviam em situação subumana em uma lavoura de café no município de Alfenas (Minas Gerais), há quase 30 dias. O grupo dormia ao lado de produtos agrotóxicos em um alojamento precário, sem água para beber nem tomar banho. Além disso, também era obrigado a comprar alimentos a preços abusivos. Revoltado, um dos homens denunciou a situação ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT). Após constatar o regime de trabalho ilegal, fiscais do MPT interditaram a fazenda e encaminharam os trabalhadores para um hotel de luxo da cidade. Todas as despesas foram custeadas pelo dono da propriedade. Em reunião ocorrida na terça-feira (13) com membros do MPT, advogados da CUT e um representante enviado pelo fazendeiro, os trabalhadores reivindicaram seus direitos trabalhistas e pagamento das diárias atrasadas. A reportagem do Irecê Agora busca informações sobre o desfecho do acordo. Uma Ação Civil Pública foi movida contra o fazendeiro.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Comissão pelo Estado do Rio São Francisco reunida em debate.

Os integrantes do Movimento pelo Estado do Rio São Francisco – Comissão Marlan Rocha, se reuniram ontem (14/jul) por volta das 19h no Auditório FASB, do centro, para tratar de estruturações e definições da campanha de emancipação da nova unidade da federação. As questões levantadas foram: divulgação de cartilhas explicativas, estudo das potencialidades dos municípios, aprovação da identidade visual do movimento e marcação de uma reunião geral com representantes das 35 cidades envolvidas. O Movimento, que já tem quatro Comissões internas formadas, deve voltar a se reunir na próxima semana.(Andréa Duarte, no ZDA)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

RADIALISTA SOFRE ATENTADO EM ILHÉUS

Fábio Roberto recebeu uma paulada na cabeça e o agressor fugiu de moto
O radialista Fábio Roberto, da Rádio Baiana de Ilhéus, e que atua também nos rádios de Itabuna, foi agredido na tarde de hoje, no bairro Alto da Conquista. Ele estava retornando da emissora, quando foi agredido por dois elementos. A tentativa de homicidio foi registrado no plantão da 7ª Coorpin.
.533
Fábio, que apresenta o programa Compromisso Verdade na Rádio Bahiana de Ilhéus, recebeu uma paulada, na cabeça, de um homem desconhecido. O criminoso desferiu o golpe por trás, quando o radialista caminhava em direção à escadaria que dá acesso à Avenida 7 de Setembro, no centro. Um comparsa que aguardava numa moto, deu fuga ao agressor. Fábio Roberto foi encaminhado ao Hospital Regional para receber uma sutura. Após levar dois pontos, ele passa bem.

terça-feira, 12 de julho de 2011

PREFEITO SOFRE ACIDENTE NA ESTRADA

 

Acidente altura do quilometro 775, nas proximidades do Posto Degrader, no município de Planalto (altura do Pedágio da Via Bahia), envolvendo o Prefeito Ronaldo Moitinho, do município de Iguaí.
 O seu veículo, uma caminhoneta Frontier 2011, estava entre algumas carretas que sofreram um engavetamento, quando ele se dirigia a Vitória da Conquista para acompanhar o governador Jaques Wagner e sua comitiva em cerimônias de inauguração de um conjunto habitacional de Vitória da Conquista. O prefeito não sofreu ferimentos, somente um grande susto, mas seu carro ficou muito avariado.


 ppoções

POPULAÇÃO DE IRECÊ NÃO APROVA AUMENTO DE VAGAS NA CÂMARA DE VEREADORES

O repórter olho vivo Miqueias Nunes foi ás ruas para saber a opinião dos populares á respeito da nova lei orgânica 041/2011 , que foi aprovada pela câmera de vereadores prevendo assim o aumento de 5 novas vagas na próxima legislatura passando assim de 10 vereadores para 15. Os cidadãos responderam a seguinte pergunta "você concorda com a abertura de mais 5 vagas na câmara legislativa e sabe o nome de todos os vereadores ? " Por incrível que pareça 70% dos entrevistados não acertaram o nome de se quer 3 vereadores da câmera de Irecê da atual legislatura:

"Eu sou contra a abertura das vagas, se com 10 a gente quase não ver vereadores, não fazem nada. Com 15 só vai aumentar os gastos para a gente, sinceramente agora não me recordo o nome de nenhum vereador." Diz Alcione.
"Com certeza sou contra, porque a gente ver que os vereadores que estão ai pouco trabalha pouco se manifesta e não traz para nós eleitor o esta se passando lá dentro. O vereador que eu votei mesmo eu nem sei se mora mais em Irecê. Eu não sei o nome de nenhum não, eu voto por obrigação mesmo."Diz Franklin.
Para a maioria dos moradores não há necessidade de aumentar o numero de vagas, pois para eles os vereadores de Irecê produzem muito pouco pelo que recebem e o aumento só vai contribuir para uma relação promíscua com o Executivo.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

IV Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais da região do Platô de Irecê

Mais de 500 funcionários públicos, entre prefeitos, vereadores, secretários, deputados e técnicos municipais lotaram o Gran Fest, na cidade de Irecê, durante o IV Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais da região do Platô de Irecê, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB). Cerca de 35 municípios participam do evento.

Anfitrião do evento, o prefeito de Irecê José das Virgens afirmou que, “esta foi uma ideia brilhante do presidente da UPB, Luiz Caetano, em trazer o TCM para nossas regiões para que os inspetores e auditores possam conhecer de perto nossas dificuldades na hora de prestar as contas. Assim como nossos técnicos municipais têm a oportunidade de debater, de forma aberta e com os responsáveis por julgar nossas contas, as principais dúvidas na hora de cumprir a lei de responsabilidade fiscal”.

Para o tesoureiro da UPB, prefeito de Miguel Calmon, Ricardo Requião, representando o prefeito Luiz Caetano, presidente da UPB, que participará do evento na parte da tarde, “muitas vezes, a liderança de uma prefeitura, por vontade do povo, é entregue a um cidadão que um dia foi pedreiro, pequeno empresário, funcionário público ou qualquer outra ocupação. E quando essa pessoa chega à prefeitura, ela vai com todo o gás para realizar os desejos do povo. Mas, por falta de conhecimento das leis, mesmo que ele faça uma obra muito bem feita, obedecendo às leis de fiscalização, se ele errar no mínimo detalhe, ele será penalizado. Por isso estes encontros têm sua grande parcela na capacitação para o bom uso do recurso público, não apenas com a vontade e fazer, mas com dentro das leis que fiscalizam este fazer”.

BANNERMIQUEIASNUNES

Taxistas que fazem linha de Xique -Xique á Irecê reclamam das condições do ponto oferecido na cidade ireceense

Taxistas que fazem linha de Xique -Xique á Irecê reclamam das condições do ponto oferecido na cidade  ireceense , as principais reclamações que foram feitas  tratam-se da estrutura do local e do descaso das autoridades sobre a situação. Em conversa com Miqueias Nunes o repórter olho vivo da radio Irecê Lider FM  os taxistas expuseram os principais problemas. “E ficamos aqui jogados para as cobras a mercê e não é barato nosso alvará é R$:200,00 as vans e R$;150,00 carro pequeno, eles só querem o dinheiro.” Desabafa o taxista Josenei da cidade de Xique-Xique.


Segundo os próprios taxistas no tempo chuvoso fazer a lotação dos taxis fica muito difícil, pois o ponto fica alagado, e nos dias ensolarados o calor se torna insuportável sem uma cobertura, alem da falta de um telefone público para melhor comunicação com os passageiros.  Uma das maiores queixas foi concernente ao alto valor da taxa que é cobrada onde os taxistas pagam R$:15O,00 em carros de pequeno porte e R$:200,00 em vans uma das taxas mais caras da Bahia, contrapartida o ponto de taxi de Irecê  deveria ter uma estrutura pelo menos digna pelo valor que é cobrado na taxa.


 É uma falta de respeito com os cidadãos que veem de outras cidades nos carros de lotação como Xique -  Xique , Jussara, Presidente Dutra e Uibaí , além do ponto está localizado no Mercadão que é o lugar errado pois as pessoas veem não para comprar nas bancas da feira , e sim usar serviços médicos, fazer compras no centro da cidade e tirar documentação, e na volta para casa ainda não ter um lugar adequado para esperar o taxi. Que o poder publico municipal possa elaborar um projeto para os pontos de taxi para que só assim nós possamos receber melhor as pessoas que vem da microrregião á Irecê.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

População opina sobre lei de prisão preventiva

O REPORTE OLHO VIVO foi as ruas para ver o que a população acha da medida e constatou que a maioria é contra. A alegação é de que a nova lei pode incentivar ainda mais a criminalidade, embora conste na lei que se o criminoso for reincidente, mesmo em crime leve, será preso.
Confira:

"Cada caso é um caso, algo que não faz mal a sociedade não tem problema mesmo, como produtos contrabandeados, por exemplo. As vezes é a única forma que a pessoa tem para sustentar a família e não está prejudicando ninguém. Tem outros crimes que a pessoa faz uma vez por desespero, rouba um pão, isso tem que ser analisado individualmente, não generalizar".
Carlos Gavilan, 21 anos, estudante.


"Não concordo com essa lei. Vai dar na mesma, vão continuar fazendo os crimes e ainda vão achar que não vai ter punição. Mas pelo menos se a pessoa fez algo errado uma vez, vai prestar mais atenção para não fazer de novo".
Taís Rangel, 19 anos, promotora de vendas.


"Vai incentivar mais crime. É um absurdo isso. Quem tem dinheiro não vai para a cadeia hoje. Agora vão achar que podem fazer tudo mesmo. Parece que a lei está do lado dos bandidos, quem é honesto é que tem que se proteger".
Gláucia Evellyn, 37 anos, funcionária pública aposentada.

"A princípio é uma lei boa, por um lado econômico. Vai ter menos gastos com cadeias e vai formar menos bandidos. Porque às vezes a pessoa é presa porque roubou uma bala e sai da cadeia querendo roubar um banco".
Guilherme Navarro, 20 anos, estudante.

 Entenda a nova lei                  
Entrou em vigor  a lei nº 12.403/2011, que altera 32 artigos do Código de Processo Penal. Com as alterações, nove possibilidades entram em vigor – o pagamento de fiança, que poderá ser estipulada pelo delegado de polícia e não apenas pelo juiz; o monitoramento eletrônico; o recolhimento domiciliar no período noturno; a proibição de viajar, frequentar alguns lugares e de ter contato com determinadas pessoas; e a suspensão do exercício de função pública ou da atividade econômica.
De acordo com a nova lei, a prisão preventiva só poderá ser decretada quando a pessoa já tiver sido condenada; em casos de violência doméstica; e quando houver dúvida sobre a identidade do acusado.
As medidas alternativas, entretanto, podem ser suspensas e a prisão decretada se houver descumprimento da pena. O texto determina ainda que se a soma das penas ultrapassar quatro anos, cabe a prisão preventiva.
A legislação brasileira considera leves crimes como o furto simples, porte ilegal de armas e homicídio culposo no trânsito (quando não há intenção de matar), além da formaçãode quadrilha, apropriação indevida, do dano a bem público, contrabando, cárcere privado, da coação de testemunha durante andamento de processo e do falso testemunho, entre outros.
A nova Lei da Prisão Preventiva deve resultar na liberação de milhares de presos que ainda não foram julgados. A população carcerária do país, atalmente, é de cerca de 496 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Justiça. Em 37% dos casos – 183 mil presos – ainda não houve julgamento.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Milhares de presos que ainda não foram julgados devem ser soltos em todo Brasil


Milhares de presos que ainda não foram julgados devem ser liberados em todo país com a nova Lei da Prisão Preventiva, que começa a valer a partir desta segunda-feira (04).

Presos não reincidentes que cometeram crimes leves, puníveis com menos de quatro anos de reclusão, serão beneficiados com a Lei.Nesses casos, a reclusão pode até se substituída por monitoramento eletrônico e pagamento de fiança.

De acordo com dados do Ministério da Justiça, a população carcerária do Brasil está em torno de 496 mil pessoas, desse total 183 mil presos, o que corresponde a 37% dos casos, nem sequer foram julgados.

Segundo o texto da lei, o advogado do acusado pode alegar a aplicação de medidas cautelares para que ele possa a ser beneficiado, o que pode garantir ao preso o aguardo do processo em liberdade.

O supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Walter Nunes, garante que a lei não será um pivô para a impunidade, trata-se da viabilização de uma prisão preventiva, medida excepcional, que é aplicada anteriormente a comprovação da culpa.

Para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, um dos objetivos da lei é evitar que inocentes fiquem presos indevidamente.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Identificado homem morto por carreta na BR 020


O corpo era do senhor Antonio Martins.

O homem morto atropelado por uma carreta na noite do sábado, 02, por volta de 22h, foi identificado.

De posse das fotos publicadas no Blog do Sigi Vilares, a Funerária Santa Clara localizou o endereço do senhor que morava sozinho na rua Irecê, bairro Santa Cruz. Trata-se de Antonio Martins Sobrinho, de 46 anos, natural de Água Branca, Paraíba.

A funerária localizou também, uma filha do senhor que mora em LEM. Outro filho de Antonio, que mora na cidade de Irecê, também foi localizado e está vindo para a cidade.

O senhor Antonio Martins foi sepultado na manhã desta segunda-feira, 04, por volta de 10h, no cemitério local.