segunda-feira, 25 de junho de 2012

Irecê: Agricultores denunciam a CONAB pela morosidade na entrega do milho para alimentar os animais

Fotos: Micaella Tâmara Nunes
A estiagem que atingiu praticamente todas as regiões da Bahia contou com o Governo para adotar medidas emergenciais para auxiliar os agricultores dos municípios que decretaram situação de emergência. Para reduzir as perdas uma medida foi tomada e através da CONAB, e sacas de milho são vendidas aos pecuaristas á baixo preço para alimentar os animais.

 Para se beneficiar o produtor precisa procurar o escritório da CONAB do seu município munido com o número do RG e CPF, além da ficha da ADAB provando que os animais estão vacinados, para realizar um cadastro, retirar o boleto bancário, e após apresentar o boleto pago, retirar a nota fiscal, para finalmente obter as sacas de milho. Um procedimento que deveria ser simples se tornou burocrático, e há agricultores que estão á mais de 30 dias na fila tentando realizar o cadastro.

Outro problema que deixa o processo ainda mais lento é a pouca quantidade de funcionários para a demanda de agricultores de toda a região de Irecê, pois são poucas pessoas para fazer o cadastro, emitir o boleto e realizar todos os procedimentos.

O agricultor Meuramin Barreto Gomes do povoado de Barro Vermelho de Ibipeba fez uma denúncia sobre o atendimento da CONAB. “O pessoal da Conab estar atendendo primeiro o pessoal que liga e realiza todo o procedimento por telefone, estar havendo um apadrinhamento, e os que ficam aqui na fila desde cedo não são atendidos, não estão priorizando os agricultores, esse erro deve ser corrigido, devem respeitar o agricultor que já estar sofrido por conta da seca que assola nossa região”, disse.

A Secretaria de agricultura deve tomar providencias, para agilizar a situação dos agricultores e pecuaristas que estão se deslocando de suas casas inúmeras vezes, para conseguir as sacas de milho para alimentar os animais. Uma forma de resolver essa problemática é disponibilizando mais funcionários no escritório da CONAB.  (Miqueias Nunes - www.miqueiasnunes.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário