terça-feira, 14 de agosto de 2012

Municípios da Bahia recebem mais investimentos que a capital

Entre 2007 e 2011 houve um desenvolvimento na economia do estado vindo do interior. Neste período a soma dos investimentos nos municípios baianos chegou a 51% do total investido no estado. Esta descentralização de investimento transformou o mapa econômico baiano e deu força aos municípios. A grande conquista reforça a ideia que é no município onde o país cresce e avança.

São variados os setores que possibilitaram este crescimento e investimentos, energia eólica, biocombustível, produção de petróleo, setor calçadista, vinho, agricultura familiar, mineração. Com isto a Bahia cresceu nos últimos sete anos 4,2% enquanto o Brasil em média 3,5% no mesmo período.

Além destes, um setor que vem ganhando destaque em investimentos no estado são as micro e pequenas empresas. De acordo com o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, na Bahia, as micro e pequenas empresas são ainda mais importantes. Na Bahia 65% das empresas abertas nos últimos anos foram no interior.

No entanto muitas delas não passam de cinco anos de existência devido à falta de experiência ou capacitação profissional dos donos para gerenciá-las. O SEBRAE se propõe como agente auxiliador na formação e no desenvolvimento destes micros e pequenos empresários. Há no site da entidade várias informações e dicas que auxiliam na hora de montar ou gerenciar um negócio: www.sebrae.com.br.

Outra atividade de potencial que tem se desenvolvido através do SEBRAE são os empreendedores: cabeleireiro, costureiro, ambulante, vendedor de roupas, pedreiros, encanador, eletricista, entre outros, podem se registrarem como empreendedores por trabalharem por conta própria. As dicas de como fazer o registro e as vantagens são encontradas no site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário