É muito difícil dizer que uma planta é a mais perigosa (venenosa) do mundo, até porque, ainda existem muitos mistérios na natureza que o ser humano ainda não foi capaz de desvendar. Mas posso falar de uma das plantas mais mortíferas do mundo: a Ricinus communis (o pé de mamona) que produz a ricina, uma toxina vegetal mais letal que o cianeto.
A mamona possui uma riqueza muito grande na semente. Ali existe um óleo e a ricina, que por ser extremamente tóxica para quase todas as criaturas, protege a semente. A ricina também ocorre nas folhas do vegetal e sua ingestão inibe a produção de proteína essenciais para a manutenção das nossas células.
Não existe antídoto conhecido, nos humanos a morte pode ser demorada, causando convulsões e falência das funções do fígado e de outros órgãos. Como é muito disponível em qualquer lugar do mundo e pode ser facilmente extraída e elaborada, a ricina pode ser usada numa guerra biológica.
A forma mais comum de envenenamento é por ingestão acidental das sementes, podendo também ser injetada ou adicionada a alimentos. Para se ter uma idéia da força tóxica da ricina, em 1978 o jornalista Georgi Markov foi assassinado no ponto de ônibus em Londres, quando sofreu um arranhão com um guarda-chuva que injetou nele uma dose concentrada de ricina. É muito veneno!!!
O pé de mamona produz a ricina, um veneno letal desenvolvido pela planta para proteger suas sementes
fonte: diariodebiologia.com
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
A Mamona é a Planta mais mortífera do mundo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário